Llussa Marcenaria
PT EN
A Llussa
 Explorando as possibilidades que a madeira maciça oferece, a LLUSSÁ  utiliza técnicas tradicionais de encaixe na elaboração de uma linha de móveis contemporânea. Partindo da análise do uso quotidiano das peças, o desenho é formal e funcionalmente inovador : explora a beleza e a poesia das linhas retas.
 
 
Formada em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, Juliana Llussá desenha e acompanha passo a passo o desenvolvimento e a produção de todas as peças.

A empresa, envolvida com a problemática da preservação do meio-ambiente, faz parte do Grupo de Compradores de madeira certificada.
 
 O desenho
 
O desenho dos móveis exprime a essência da funcionalidade e do conforto resultando numa estética contemporânea de linhas retas e harmônicas.
 
As idéias partem do trabalho direto com a madeira maciça; matéria-prima preciosa que deve ser respeitada ao se pensar em algum desenho: o desenho não tem excessos e a essência funcional e ergonômica é o ponto de partida para a criação dos móveis.
"Penso que em se utilizando uma matéria-prima preciosa como a madeira, temos o dever ainda maior de produzir uma peça sustentável – desde a origem da matéria-prima como  na questão da durabilidade".
 
 
A produção 
 
 A produção é artesanal envolvendo mão-de-obra formada na LLUSSÁ.
Testes e Pesquisas desenvolvidos junto ao IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas comprovam a qualidade da matéria-prima utilizada no processo produtivo.
Os adesivos utilizados na colagem das peças foram testados nas diferentes espécies de madeira. Madeiras densas, resinosas ou menos densas têm, no processo de colagem , o adesivo apropriado.
Os  móveis passam por um cuidadoso processo de acabamento com uma linha de vernizes importados que não mancha com o apoio de copos ou baldes de gelo. 
A palhinha - fibra natural importada da Índia é outro diferencial : trançada a mão por mão de obra especializada é uma herança portuguesa e a durabilidade é uma característica deste tipo de trabalho quando bem executado.
 

A madeira

Toda a madeira utilizada tem origem comprovada - o DOF Documento de Origem Florestal que acompanha os documentos fiscais.
Grande parte dela é proveniente de comunidades de pequenos produtores florestais do Acre que são certificados pelo FSC Forest Stewardship Council e produzem a madeira com o selo FSC.

 

Outras Fotos